A toxina botulínica é uma exotoxina produzida pelo Clostridium botulinum, uma bactéria Gram-positiva e anaeróbica. O objetivo da ação da toxina é impedir a liberação da acetilcolina na junção neuromuscular dos músculos estriados e produzindo assim, uma denervação química com consequente paralisia muscular.
O hábito de franzir a testa ao se expressar e a tensão gerada quando sorrimos são possíveis devido a contração muscular. No entanto, com o passar do tempo, podem surgir linhas horizontais na pele devido ao esforço repetitivo da musculatura. A toxina botulínica é indicada nesses casos, pois a mesma age diretamente no músculo, impossibilitando a sua movimentação, o que ocasionaria as rugas.
O objetivo do tratamento é suavizar as linhas de expressão, porém mantendo as características individuais de cada paciente para proporcionar um resultado natural e harmônico.
Entre as linhas tratadas com toxina botulínica estão as rugas da testa, glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os populares “pés de galinha” (rugas que se formam na região dos olhos), entre outros.
Figura: Linhas de expressão na região frontal.