Tratamentos

Melasma / Manchas de pele

Agendar consulta

O termo melasma provém do grego “melas” que significa preta. Neste sentido, a referida afecção cutânea caracteriza-se por hiperpigmentação localizada convencionalmente em regiões da pele expostas ao sol, principalmente face, fronte e têmporas. Conforme imagem abaixo, as alterações apresentam-se como manchas acastanhadas simétricas, de bordas irregulares, porém, com limites bem definidos.

O melasma é uma disfunção da melanogênese (processo pelo qual se forma a melanina) e constitui uma discromia adquirida muito comum no Brasil. Geralmente ocorre em um de três padrões clínicos:

  • Centro-facial – consiste de lesões na fronte, bochechas, nariz, região supralabial e mento.
  • Malar – descreve lesões localizadas nas bochechas e dorso nasal.
  • Mandibular – possui lesões nos ramos mandibulares.

As hiperpigmentações cutâneas, também conhecidas como manchas de pele, são afecções escuras que, segundo a literatura, são causadas principalmente pelas radiações de luz solar, seguidas por hormônios e pelos fatores externos.

Os melanócitos são células que hospedam em seu interior organelas chamadas de melanossomas, responsáveis pela síntese e pelo armazenamento da melanina. Sua função é proporcionar coloração para a pele humana, no entanto, quando esse processo fisiológico é desregulado por algum dos fatores já mencionados, podem causar problemas na pigmentação da pele, as manchas.

melasma
Figura: Ilustração do tratamento para melasma/manchas.

TRATAMENTO PARA MELASMA E MANCHAS DE PELE

Peeling químico

O Peeling Químico é um procedimento de aplicação de um ou mais agentes químicos (ácidos) sobre a pele, a fim de provocar várias respostas fisiológicas que vão desde uma simples hiperemia até uma “destruição” controlada de porções da epiderme e/ou da derme, com consequente regeneração tecidual. Esse procedimento tem como objetivo primário a normalização da velocidade de renovação dos queratinócitos epidérmicos, mediante esfoliação química com a remoção dos corneócitos mortos em disjunção.

O peeling pode ser utilizado com segurança e eficácia para o tratamento e/ou controle de diversas afecções estéticas. Entre essas, destacam-se: ceratoses, discromias (hipercromias), acne e suas cicatrizes, oleosidade excessiva, linhas de expressão, rugas finas à profundas, elastose solar, estrias e, as chamadas peles patológicas (rosácea, dermatite atópica, psoríase, púrpura senil, micoses superficiais, entre outras).

Agende sua consulta