O termo laser é um acrônimo para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação da luz pela emissão estimulada de radiação). O mesmo gera um feixe de luz altamente concentrado onde é absorvida pelo pigmento do pelo (melanina) que fica localizado nos folículos pilosos, sendo assim, os pelos mais escuros apresentam resultados mais eficazes. Ao absorver o feixe de luz, a raiz (bulbo) do pelo é destruída juntamente com o vaso sanguíneo que o mantém vivo e, consequentemente, impossibilitando que o pelo cresça novamente.
Para conseguir destruir o bulbo com eficácia é necessário que o Laser tenha um comprimento de onda na faixa de 810 nm. O Laser de diodo Ligth Sheer é considerado padrão ouro para depilação por apresentar este comprimento de onda citado anteriormente, portanto, o mesmo apresenta os melhores resultados no mercado quando falamos em depilação.
A depilação realizada com o laser possibilita a destruição de um número considerável dos folículos dos pelos no momento da aplicação, porém nem todos os pelos estão na mesma fase de desenvolvimento, sendo a fase anágena a principal (fase de crescimento do pelo, ocorrendo maior concentração de melanina), alguns pelos se encontram na fase de repouso e outros na telógena. Por isso, dificilmente os pelos são eliminados com uma única sessão, sendo que elas ocorrem 1 vez por mês, respeitando suas fases.
A epilação a Laser é muito indicada nos casos de pseudofoliculite, os famosos pelos encravados que machucam e mancham a pele. Os mesmos podem surgir em qualquer parte do corpo, sendo mais comum na virilha, axilas, pernas, rosto e em especial na rotina de se barbear dos homens.